Minha lista de blogs

domingo, 8 de maio de 2016

O EMPREENDIMENTO YORK PRIME

PARA AMPLIAR É SÓ CLICAR NA FOTO


Este é o primeiro empreendimento que está sendo construído na Rua Mário Lisboa de Carvalho.
É resultante do remembramento de 7 -(sete) lotes adquiridos da Kroy. 
Trata-se de um grupamento residencial unifamiliar em CONDOMÍNIO. Este realmente é um condomínio cuja documentação atende rigorosamente a legislação vigente. 
CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONHEÇA OS DETALHES
RESIDENCIAL YORK PRIME
.
A obra é de excelente qualidade e já está pronta.. 
Este futuro condomínio está localizado na Rua Mario Lisboa de Carvalho (logradouro Público), em frente ao denominado Jardins das Garças.
.
Na ocasião do seu lançamento muitos pensaram que eu estava contra o empreendimento. Ao contrário; penso que qualquer empreendimento de condomínio, de acordo com os gabaritos atuais, é benéfico e poderá evitar a construção de futuros espigões que é a pretensão de muitos urbanistas e construtoras para as Vargens.
VEJA A CARTA E-MAIL QUE RECEBI DO SIRKIS
O Sirkis, então Secretário de Urbanismo do César Maia, me enviou este e-mail na época em que eu estava liderando um movimento para a implantação do PEU DAS VARGENS. Chamava-se Movimento Urbanístico Casa Legal. Mas a história completa do PEU vou lhes contar mais tarde. O início foi um árduo trabalho que só foi possível porque tivemos ajuda do Dr. Conde Caldas CONCAL ENGENHARIA) então presidente do Sindicato da Construção Civil naquela época. 
.
Ouço as pessoas se posicionando contra empreendimentos condominiais -legalizados- nas Vargens. Sem conhecer os fatos que estão por trás, dizem que querem preservar o meio ambiente e impedir a construção de prédios. 
Alguns sabem, outros não, mas sou o responsável pela construção do primeiro edifício da Vargem Grande. Mas é bom que fique bem claro que não sou o financiador; apenas entrei com as idéias.

Gostaria muito de viabilizar a construção de PRÉDIOS SOB PILOTIS e COM GARAGEM. > No Condado de York as ruas são de apenas 6 metros de largura, e ficarão lotadas de carros, caso continua a atual ideia de construir apenas casas -agora em pequenos lotes.  Se fossem edifícios sob pilotis teriam garagem própria e não precisariam ocupar as ruas como estacionamento.
Sempre construí casas. Interlagos de Itaúna, Pedra de Itaúna, Maramar, Barra Bonita - Recreio dos Bandeirantes , Região dos lagos, Petrópolis, Angra dos Reis, etc. foram cerca de 250 obras, mas na Vargem Grande não há mais viabilidade para casas. 
.
VOU LHES EXPLICAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO RECREIO
Como todos sabem o Recreio tinha muitas casas e hoje está lotado de pequenos edifícios, mas ultimante passou a ter grandes espigões.
Há alguns dias, passando pela Lagoa Bonita, dei por falta de algumas casa que havia construído a cerca de 20 anos. Nos locais hoje existem edifícios. É um fato interessante que deve nortear nossas posições para nos conscientizarmos de que o futuro chegou. Quem quiser conferir é só visitar os fundos do Recreio Shopping.

**************************
"A VARGEM GRANDE É A BOLA DA VEZ".
Tanto a Barra da Tijuca como o Recreio dos Bandeirantes já não tem mais terrenos disponíveis para edifícios; ali ainda existem alguns poucos lotes cujos preços são proibitivos.
A construção de uma casa não barra um futuro espigão. Mas a construção de um grupamento residencial ou um pequeno edifício de poucos andares sob pilotis e garagem interna impedirá sim que ali se construa um "espigão".
Isto pode ser observado em qualquer bairro do Rio de Janeiro. Locais onde existem vilas e pequenos edifícios o poder das grandes construtoras ficou limitado. Basta que um único condômino não concorde em vender sua cota que será impedida e construção de um grande edifício. O que as grandes construtoras costumam fazer é demolir as casas, remembrar lotes e construir um  prédio com muitos apartamentos. Isto, sem dúvida, irá acontecer  aqui no YORK  e em muitos outros lugares das Vargens onde existem lotes grandes e legalizados.
Por essa razão sou a favor da construção de pequenos prédios sob pilotis - com poucos andares - obedecendo os gabaritos atuais. 
Não se iludam que brevemente o gabarito - altura - vai mudar. Existe intenção de adensar o centro da Vargem Grande com o argumento de proteger os morros. As grandes construtoras querem prédios de 30 andares, eu prefiro 16 andares no máximo.   
Prestem bem atenção: Não há mais espaço para prédios e grandes empreendimentos no Recreio e Adjacências. Por isso eu digo que as Vargens são a BOLA DA VEZ. As grandes construtoras logo estarão por aqui. 
Enquanto isso os moradores ficam discutindo "bobagens" que não terão nenhum efeito  para impedir o progresso. 


Nos prédios sob pilotis os moradores sempre estacionam seus carros na garagem ao abrigo do sol e da chuva.
Os logradouros públicos do Condado de York tem apenas 6 metros de largura; quando um carro fica estacionado na rua dificulta a simples passagem de um veículo grande. Imaginem centenas de carros estacionados nestas ruas.
-----------
Hoje, a construção de casas para venda é economicamente inviável em bairros como a Vargem Grande. O preço de uma casa, mesmo num conjunto habitacional é cara. É que as Vargens foram inundadas de loteamentos irregulares. Mas muitos desses loteamentos estão consolidados e até são belíssimos. Geralmente são lotes em torno de 200 m2, mas, talvez por serem irregulares, seus preços são baixos e portanto não há como concorrer com eles. Foi por essa rasão que deixei de construir casas e viabilizei o primeiro prédio da Vargem Grande. 
A prefeitura já aprovou e estaremos construindo mais dois prédios com três andares.
Gostaríamos de construir edifícios dessa mesma altura sob pilotis - Com acessibilidade e adaptados para pessoas da terceira idade - no YORK. Dessa forma estaríamos impedindo que no futuro haja espigões no lugar das casas.
CASAS NÃO SÃO COMPETITIVAS 
Este talvez será o grande problema do York Prime, cuja obra é de excelente qualidade, mas dificilmente conseguirá competir com casas já existentes em vários loteamentos irregulares da Vargem Grande.
Nicéas Romeo Zanchett 


A lei não permite aquilo que chamam de vendas casadas. De forma que os moradores dos futuros condomínios legalizados nos logradouros públicos do York, não terão a obrigação de pagar o condomínio do seu prédio e contribuir para a associação. É um ato de cidadania de LIVRE ADESÃO ou LIVRE PERMANÊNCIA. Portanto mesmo que se associe poderá sair a qualquer tempo. 
Os empreendedores costumam dizer que os futuros moradores ficarão obrigados a contribuir com a associação, mas isso é simplesmente "mentira". Portanto, os futuros moradores só contribuirão se quiserem; mesmo quando os empreendedores são contribuintes, esta obrigação não se estende aos futuros moradores.

CLIQUE NO LINK ABAIXO
É importante.
----------------

Um comentário:

  1. Olá tudo bem? Parabéns pelo blog! Você teria o contato da associação pois estou procurando um terreno para aquisição neste condomínio. Parabéns pelo empenho quanto a conservação e ideias para melhoria do condado. At.te Kian

    ResponderExcluir